Por volta das 13h20min, a mulher estaria sendo submetida a revista no presídio, com a intenção de visitar o companheiro. Durante a abordagem, foi solicitado para que a suspeita se agachasse para ser usado o detector de metais, momento em que uma agente penitenciária teria avistado um pacote plástico na roupa íntima da suspeita.
Uma outra agente penitenciária foi acionada para testemunhar o fato. Conforme a ocorrência policial, o pacote estava alojado no interior da região íntima da suspeita e continha um tijolo de substância com características de maconha, pesando 103 gramas.
Aos policiais, a mulher teria admitido que estaria levando a droga para o seu companheiro, que é apenado do mesmo presídio. Ela foi conduzida para exame de corpo de delito e para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro da prisão em flagrante. Após os procedimentos legais, a mulher foi encaminhada à ala feminina do PRSM. O caso será investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria.